Arte que Inspira

Ruy Fraga

ruy fraga

Ruy Fraga

Luzes e sombras e o olhar panorâmico sobre o urbano

Nasceu em São Paulo, em 1979 e desde muito novo viveu em casa um ambiente ligado ao desenho e à beleza. Iniciou no mundo da fotografia como assistente em estúdios de fotografia de moda e de publicidade. Ao mesmo tempo, quando adolescente, teve despertada a sua curiosidade pelo mundo do skate e da arte urbana. Tanto sua vida familiar quanto o interesse pelo skate vão influenciar diretamente na sua linguagem, vinculada totalmente à cidade de São Paulo. Depois de estudar fotografia na Escola Panamericana de Artes, iniciou um processo de aprendizado ligado ao laboratório fotográfico e à foto de rua, onde encontrou seu habitat.

Aos 25 anos começou a trabalhar com editoras e na área de publicidade (Revista Caros Amigos, Editora Trip) especializando-se em tema ligado ao skate, num lifestyle onde o protagonista não é a figura humana. Para Ruy, a própria cidade é o elemento diferencial do nosso dia a dia. Como retratista mostra uma poética menos convencional, mais ligada à introspecção humana. Um gesto pouco standard do retrato pode representar uma pessoa menos padronizada e mais livre.

Atualmente a fotografia de Ruy passa por uma fase de pesquisa sobre as sombras e a falta de luz no olhar fotográfico, carregada de intensidade e impacto visual.